O poder das escolhas


“Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e seus filhos vivam” Dt 30:19
             Tomar decisões é algo que fazemos constantemente. Ao acordar escolhemos a roupa que iremos vestir, ao sair de casa decidimos o caminho que iremos percorrer para chegar ao local de destino, no almoço escolhemos a comida que iremos comer, na juventude decidimos o nosso futuro profissional, entre outras escolhas diárias. Toda escolha no presente, irá influenciar a nossa vida no futuro, dos nossos filhos e das futuras gerações.
            A escolha do tipo da nossa alimentação, por exemplo, pode resultar em consequências físicas, boas ou ruins ao longo dos anos, não é mesmo? Assim, se tomarmos uma decisão precipitada ou errada, poderá mudar o nosso destino e a nossa história.


            Saul, por causa da pressão da urgência fez uma escolha errada, ao invés de esperar Samuel chegar, ele decidiu fazer alguma coisa para resolver seu problema. “pensei: Agora, os filisteusme atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto. Disse Samuel: Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor, o seu Deus, lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. ” I Samuel 13:12,13. Comprometeu seu futuro e o de sua descendência, ele não buscou a Deus, e por isto fez uma escolha errada que tirou de Jonatas, seu filho, a oportunidade de ser rei de Israel, pois quando ele pecou, ele comprometeu não somente sua história e seu destino, mas também colocou em risco o destino de seus filhos.
            Aprender a ouvir o Espírito Santo e não as emoções, é algo que nos ajudará na tomada de decisões, precisamos submeter nossas escolhas a Deus, em oração. Quando fizermos isto, o Senhor nos ajudará na decisão correta. “Embora o Senhor lhe dê o pão da adversidade e a água da aflição, o seu mestre não se esconderá mais com seus próprios olhos você o verá. Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: Este é o caminho, siga-o” Is 30:20,21
            Grande parte dos jovens tem feito escolhas baseados na pressão dos outros. Experimentam drogas, “ficam” e têm experiências sexuais para não se sentirem diferentes. Acabam fazendo o que “todo mundo” faz, tornando-se pessoas sem personalidade, inseguras, além de destruir seu futuro e comprometer os sonhos de Deus para suas vidas. 
            É importante destacar que o conselho de Deus pode vir a nós pela Bíblia, através do Espírito Santo e também dos pais e líderes, mas é muito mais comum entre os jovens e adolescentes, a decisão ser baseada no conselho de amigos, em geral da mesma faixa etária e com o nível de maturidade semelhante.
          Roboão filho de Salomão, ao invés de ouvir o conselho dos homens maduros e experimentados, escolheu fazer o que seus amigos lhe disseram. “Roboão, contudo, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dado e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo.”1 Reis 12:8. Como consequência desta escolha, o reino de Israel foi dividido e Roboão perdeu dez das doze tribos de Israel.
            Se você quer de fato buscar um conselho, ouça a voz do Espírito Santo e procure conhecer mais a Bíblia e seus princípios, pois toda quebra de princípio da palavra de Deus é uma escolha errada. Busque o conselho de pessoas maduras, dos seus líderes e pastores, pois na multidão de conselheiros há sabedoria.           
Texto original: Pr. Carlos Januário
Editado por Juliana Gil