Jovem, o referencial para a nação.


“Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.” I Jo 2:14b


Sendo um jovem que faz diferença O diabo sabe quanto potencial existe na vida de um jovem e o perigo que ele representa para o império das trevas. Por isto tenta induzi-lo ao mesmo padrão que o seu: rebeldia e independência. E isso faz a fim de anular a força da juventude.

 O povo de Deus tem se despertado para compreender a importância que o jovem e o adolescente representam na igreja. Acabou-se o tempo onde satanás conseguia colocar na mente dos cristãos o sofisma de que: o jovem é rebelde mesmo; o jovem é alguém fraco e que cai facilmente no pecado. A igreja se despertou para crer que, o que a palavra do Senhor nos diz é a verdade final, e essa mesma palavra diz que o jovem é forte e já venceu o maligno.



 Geralmente, os jovens tendem na busca de um referencial para si. Vejam os fãns clubes, as torcidas organizadas, por exemplo... Tudo isso são tentativas da juventude de seguir alguém, seguir pessoas a quem enxergam como expressão de sucesso. Muitas vezes, chegam ao ponto de ser ridículos e inconvenientes. Porém, não podemos negar a força e a influência que causam. O ministério com os jovens tem, como objetivo principal, fazer deles referenciais para a igreja e para o mundo. “Ninguém despreze a tua mocidade, pelo contrário, torna-te padrão para os fieis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (I Tm 4:12). Entendemos que muitos andam em fãns clubes, em torcidas organizadas, em gangues e etc., porque lhes falta um referencial correto. Um referencial que possa realmente representar uma vida de sucesso.

Na Bíblia, vemos muitas conquistas e exemplos de sucesso na vida, que aconteceram através de jovens que fizeram diferença e mudaram a realidade ao seu redor: Davi, com cerca de dezessete anos, venceu um gigante que ninguém teve coragem de confrontar. Aquele jovem ousado, não podia crer que um incircunciso pudesse afrontar o exercito do Deus vivo e prevalecer. O jovem Davi fez o que um exército de homens preparados para guerra não conseguiu fazer. Davi fez a diferença no meio do povo de Deus, e a vitória sobre os filisteus foi resultado da ação de Deus através de um jovem.

Deus encontrou-o ali, no meio do povo de Israel, e pode ver que seu procedimento se tornara padrão para todos. Por causa de sua ousadia e obediência a Deus, se tornou um exemplo e uma influência que cruzou o tempo e o espaço, tornando-se referencial para todos os crentes, até os dias de hoje. Ester, uma jovem judia que foi levada ao palácio do rei Assuero, mudou o destino de todo o povo de Deus por entender o seu papel. A força desta jovem se mostra quando ela decide entrar na presença do rei Assuero sem ter sido convidada, mesmo correndo risco de vida, para apresentar intercessão a favor do povo de Deus.

Ela amou mais o povo de Deus que a sua própria vida e, tornou-se um padrão de beleza, não apenas pela sua aparência, mas pelo seu coração. “Se perecer, pereci”. Com esta atitude, ela em Deus livrou os judeus de serem exterminados. Ela foi uma jovem que fez diferença em sua geração. Daniel, um jovem que foi levado cativo para longe de seu povo e de seus líderes, mas que, ainda que estivesse longe de seus líderes, vivia muito perto de Deus e determinou em seu coração não contaminar-se com as abominações daquele tempo. Este jovem foi um exemplo que contagiou os jovens de sua geração por sua pureza e determinação e, por isto, Deus o levantou como profeta, tornando-o canal para influenciar inclusive os altos escalões do governo daquele reino.

Há tantos e tantos exemplos, de jovens que fizeram a diferença, que nos faltaria espaço para escrever. Que diríamos de José e do rei Josias? De João, o discípulo amado, e de Timóteo? E de tantos outros jovens da bíblia que, influenciaram a sua geração e cujo testemunho fala alto até os dias de hoje, inspirando nossos corações? Jovem, você não é apenas o futuro da igreja. Deus te chamou para ser HOJE um referencial para os fieis e um padrão para aqueles que não conhecem o Senhor, e estão perdidos no pecado, procurando um exemplo de sucesso para seguir. Recuse ser “Maria vai com as outras”.

Seja radical. Deus te chamou para ser padrão de fé, amor, pureza... E saiba que, em Cristo, você já venceu o maligno. Não se amolde ao padrão do jovem deste mundo, mas estabeleça você o padrão do Senhor para esta geração. Em nosso país temos cerca de 34 milhões de jovens e Deus te chamou para ser padrão, para ser o(a) líder desta multidão.

 Pr. Carlos A. Januário